Santo Blog

Novidades, dicas e avisos.

O que é Bursite?

O que é Bursite nos pés?

A Bursite é uma inflamação na estrutura anatômica “bursa” (pequena bolsa líquida que envolve as articulações e funciona como amortecedor entre ossos, tendões e tecidos musculares), a qual permite a melhor mobilização dos tendões, que funcionam como verdadeiros lubrificantes naturais. Sua função é reduzir o atrito entre estruturas (por exemplo, tendão e osso, tendão e pele) ou proteger as proeminências ósseas.

As principais causas são os traumatismos, lesões por esforço repetitivo, artrite (inflamação das articulações) e gota (depósito de cristais de ácido úrico na articulação e Infecções).

Geralmente aparecem sintomas como dor ao redor da articulação (especialmente quando é pressionada ou movimentada), inchaço ou edema, restrição de movimentos e inflamação (combinação dos sinais clássicos de vermelhidão, calor e inchaço da articulação).

Esse problema é comum entre os corredores, e frequentemente ocorre quando uma articulação é forçada. Nos tornozelos e pés, as bursites mais frequentes se localizam junto ao tendão de Aquiles:

1) Bursite pré-aquileana (entre o tendão e o tecido subcutâneo / pele), produz um quadro inflamatório bem superficial na região posterior do calcâneo, causando vermelhidão e dor à palpação do calcanhar. O atrito do tênis, em especial quando são novos, ou as dobras das meias são suficientes para causar atrito local e consequentemente esses sintomas.

2) Bursite retro-aquileana (entre o tendão de Aquiles e o calcanhar), não produz tantos sinais inflamatórios na pele. É marcado pela dor pontual à palpação da inserção do tendão no osso calcâneo, está relacionada ao formato do calcâneo, que pela própria anatomia pode apresentar uma proeminência, que gera o atrito com o tendão.

3) Bursite intermetatarsal (no antepé), são causadas pelo excesso de treinos, pisos duros, treinos de tiros de curta distância (quando há sobrecarga do antepé), calçados com pouco amortecimento, e também pela presença de pé cavo (contrário do pé chato) ou falta de alongamento do tendão de Aquiles (com tendência a correr com o antepé).

O tratamento é feito sob orientação médica e inclui o uso de anti-inflamatórios, relaxantes musculares, redução dos movimentos na área afetada, aplicações de gelo que podem ajudar na redução da dor e inflamação, e o uso de calcanheiras de silicone e palmillhas, caso necessário, para redução das pressões plantares. Exercícios fisioterapêuticos podem ajudar, desde que orientados por profissionais especializados. Exames como a Ultra-sonografia e IRM (Imagem de Ressonância Magnética), podem auxiliar o diagnóstico.

Dicas e Cuidados aos corredores:

- Cuidados com o aspecto do pé, pois calos e fissuras podem interferir na pisada;

- Equilibrar o volume e intensidade de treinamento, especialmente se você está acima do peso, por isso a importância de uma avaliação com um educador físico;

- Calçado adequado, ele deve ter um bom amortecimento para que absorva melhor o impacto, podendo ser identificado através do exame Baropodometria (método de análise da base estrutural do pé através das áreas de maior pressão plantar, avaliando o tipo de pisada).

- Fortalecimento da musculatura da panturrilha, tibial anterior, fibulares e intrínsecos do pé, estes se originam abaixo da articulação do tornozelo, podendo situar-se no dorso ou na planta do pé, e realizam a movimentação dos dedos.

- Treinamento sensório motor (propriocepção), importante fonte de informação sensorial interna que dá ao indivíduo a noção sobre as posições e movimentos do corpo, tendo um importante papel no controle motor, principalmente nos esportes, pois tem demostrado melhora na absorção dos choques, da estabilização articular, dos desequilíbrios musculares e na biomecânica funcional do indivíduo enquanto aumenta a força dos tecidos estruturais como ligamentos e tendões, reduzindo assim o risco de lesões.

Dra. Alessandra Seone, fisioterapeuta da Santo Corpo

4 respostas a O que é Bursite?

  1. vanessa esteves disse:

    Otimo esse comentario porque eu estou sofrendo com esse problema de bursite no pé direito, além de ter rompido os meus ligamentos do pé direito,além de ter neuroma de morton.

  2. Dalva disse:

    Obrigado, sua explicação foi muito boa, pois, sofro com esse problema e setou afastada do meu trabalho por tempo indeterminado. Mas fico mas tranquila sabendo um pouco mais sobre este assunto… Até

  3. ana disse:

    Muito boa a explicação descobri que sofro de bursite retro aquiliana, meu calcanhar incha, esta sempre dolorido

  4. ana disse:

    Muito boa a explicação! Descobri que sofro de bursite retro aquiliana pois os tornozelos vivem doloridos e inchados o problema é que tenho sobrepeso. O que devo fazer para tratar em casa?

Deixe seu comentário

Campos com * são de preenchimento obrigatório.