Santo Blog

Novidades, dicas e avisos.

Drenagem Linfática Manual

Sempre vemos na maioria das clínicas de tratamento pacotes de Drenagem Linfática. Mas antes de sabermos o que de fato faz a drenagem manual, mais importante saber qual é a relação com o nosso corpo.

Além de um sistema de vasos sanguíneos, nosso corpo possui um sistema de vasos linfáticos, resumidamente e sem pretensões, que funcionam da seguinte forma: uma parte do plasma      ( que é a parte líquida do sangue de nosso corpo ) chega em nossos vasos sanguíneos e transborda entre as células de nossos órgãos e músculos, junto a ele juntam-se as toxinas liberadas pelas células, formando a linfa que será absorvida pelos vasos linfáticos,que chega ao coração e  até aos rins, onde será filtrado e eliminado através da urina.

Ou seja, a drenagem Linfática drena esse líquido que está acumulado, liberando toxinas e excesso de líquido.

Em nosso organismo temos cerca de 400 gânglios linfáticos, e os movimentos da Drenagem Manual seguem o trajeto dos vasos linfáticos.

Por isso a necessidade de profissional capacitado e experiente. Para deixar as manobras mais confortáveis são utilizados cremes e óleos de fácil deslizamento e absorção.

Muito comum é fazer uma sinergia de óleos vegetais e essências, aproveitando seus benefícios fitoterapêuticos e aromáticos. Por exemplo, óleo essencial de gerânio, de laranja, dentre outros.

Muito se fala dos benefícios da Drenagem Linfática Manual para o tratamento de celulites.

A celulite é uma inflamação do espaço ao redor das células adiposas, e as manobras da drenagem linfática auxiliam na eliminação do líquido, evitando que  o excesso de água cause essa inflamação no tecido gorduroso.

A Drenagem Linfática Manual é o tratamento mais indicado para gestantes, após o primeiro trimestre completo e mediante autorização médica, em decorrência do inchaço que ocorre durante a gestação. Além disso, auxilia muito no desconforto da sensação de pernas pesadas. Mas, no caso de gestantes o ideal é utilizar cremes neutros sem fator estimulante ou óleo vegetal de amêndoas.

Em uma primeira sessão já conseguimos sentir alguns efeitos da massagem, mas, normalmente para um resultado mais eficaz, é necessário manter um ritmo de massagens semanais.

Semana que vem falaremos dos benefícios da Drenagem Linfática Facial.

Santo Corpo por Priscila Guimarães

1 respostas a Drenagem Linfática Manual

  1. Liamar disse:

    Maravilhoso, achei a matéria genial, se possível me enviarem mais dicas para drenagem para gestantes, iria adorar, pois estou tratando uma …
    sem mais,
    |\Lia

Deixe seu comentário

Campos com * são de preenchimento obrigatório.