Santo Blog

Novidades, dicas e avisos.

Meditar II

Meditar II

Uma vez iniciado o processo e o conceito da Meditação, existem várias formas, vários instrumentos capazes de levar ao processo de meditação.

São alguns artifícios, se assim pode-se dizer, para confundir nossa mente mimada. Se obrigarmos nossa mente a ficar quieta, de forma caprichosa,  mostra-nos que ela faz exatamente aquilo quer.

Existe um exercício que demonstra o quanto a mente é mimada. Feche os olhos, deixe seus pensamentos fluírem e pense em qualquer coisa, deixe seus pensamentos livres. A única coisa que você não pode pensar é em um macaco de óculos de sol amarelo, comendo bananas. Abra os olhos. E então viu o macaco?

Esse é  o poder de nossa mente. Por isso, criamos alguns subterfúgios para que nossa mente se distraia e assim criarmos a quietude da meditação.

Uns dos instrumentos mais comuns é o  Japa Mala. Um cordão com 108 contas que utilizamos para recitar mantras. Mantras são palavras sagradas que por serem proferidas por milhares de anos ganharam uma forte energia cósmica. 108 contas por que este é tratado como um número mágico e de grande poder numerológico.

Existem muitos mantras, mas o mais fácil e nem por isso menos forte, é o mantra OM – pronunciamos AUM, ele é considerado o mantra universal, cujo som se assemelha com o som quando da criação do universo.

Para meditar através dos mantras, sentamos em uma posição confortável, com os mesmos princípios e respiração da nossa conversa anterior em Meditar. Feche os olhos e comece a recitar OM da seguinte forma: inspire de forma profunda e suave, quando da expiração comece a soltar o som do OM [ AUM ] deixando vir do fundo do abdome finalizando um M longo finalizando com toda a expiração do ar. Não retenha o ar em nenhum momento. O mantra entra no ritmo da respiração e vice versa como uma melodia.

Quem medita através da recitação dos mantras, normalmente utiliza o Japa Mala como guia para não se perder na contagem das 108 repetições de qualquer mantra. Mas, não é preciso fazer isso, apenas recite alguns mantras OM no início de sua prática e no término de sua prática. Com certeza não só o benefício da paz interior, da calma, da sensação de bem estar que você sentirá, mas também a abertura que o Mantra OM oferece.

Essa forma de meditação nada interfere na religiosidade de cada pessoa  porque esses ensinamentos são trazidos por culturas sociais diferentes e muito antigas. Nessa meditação não há veneração de idéias ou santidades, apenas trata-se de uma forma de aquietar e desvaziar a nossa mente para que com clareza possamos observar  o presente mais atentamente.

Até breve, semana que vem, falaremos  da chegada do verão e seus tratamentos,

 Santo Corpo  por Priscila Guimarães 

Deixe seu comentário

Campos com * são de preenchimento obrigatório.