Santo Blog

Novidades, dicas e avisos.

Meditar

 Em nossos dicionários MEDITAR significa pensar maduramente, refletir muito, considerar, ponderar . Já nos ensinamentos sobre meditação das diferentes culturas filosóficas, Meditar é a arte de se  abrir a cada momento com consciência calma.

Existem muitas correntes que desenvolvem  a prática da meditação mas todas trazem os mesmos benefícios: trata a ansiedade, alivia o stress, relaxa, traz alívio mental, aumenta a concentração e sem dúvida, melhora da qualidade de vida.

Existem várias técnicas para chegar  a um estado meditativo mas o mais importante é localizar a sua forma montando um ritual físico  e mental  para chegar ao estado e desenvolvimento da meditaçao.

Muitas pessoas dizem  ah, eu não tenho paciência para isso! De fato, entrar em contato com a mente e assim aquietá-la não é fácil , mas para chegarmos a uma atividade meditativa, precisamos  saber que há três constituintes principais, a saber: o cérebro, o mecanismo formador de hábito e a mente. O tempo  de meditação cabe a cada um , mediante sua necessidade e vida atual. Dalai Lama, por exemplo, medita por vezes, doze horas seguidas. Eu por minha vez, medito  20 minutos diários ou  quando sinto que preciso mais, o faço. O tempo é a sua necessidade.

A meditação  traz  a percepção desenvolvida da atenção plena de tudo o que nos propomos  a fazer.  Quando meditamos temos a atenção plena na meditação, na quietação da mente, e isso se estende para toda a nossa vida já que não podemos fazer duas coisas ao mesmo tempo e , se fizermos, uma das duas não sairá tão bem  feita quanto poderia.  O objetivo é desenvolver a atenção plena em tudo o que fazemos.

Como disse, existe várias e várias formas de darmos início ao processo meditativo.

Hoje, começaremos com uma bem simples. Em sua casa, separe um momento em um lugar de seu agrado. Procure o silêncio para nesse início, evite distrações com barulhos. Se quiser,  apague as luzes e acenda uma vela ou um abajur, use roupas leves e confortáveis . Algumas pessoas gostam de acender um incenso, outras não. Coloque uma música muito suave, new age de preferência,  em um volume muito suave também.

Sente-se com as costas recostadas, se sentir bem, sente-se em posição de índio ou  de pernas esticadas ou até em uma cadeira. Solte os ombros, e corpo. Sinta a existência de seu corpo e fixe-se na música. Escute-a, ouça-a com tranqüilidade, dirigindo toda sua atenção no ritmo da música. Inicie  a respiração de três tempos já descrita na coluna  Respiração.

Permaneça assim até que seu corpo esteja confortável. Tente ficar ao menos cinco minutos nesse início. Depois abra lentamente os olhos , espreguice carinhosamente seu corpo, sentido sua atenção em cada movimento.  Vá voltando  para a consciência.

Tente fazer isso todos os dias, desenvolvendo seus rituais.

A única maneira de compreender o que é a meditação  é meditar. Na próxima semana , outras palavras sobre a arte de meditar .

Santo Corpo por Priscila Guimarães

2 respostas a Meditar

  1. waldenize disse:

    adorei os textos e o blog. Pena que não posso fazer os cursos,pois moro em Belém do Pará.
    abraço.

  2. Priscila disse:

    Waldenize, boa tarde. Fico feliz que esteja gostando de nosso textos. Qto estiver em São Paulo, venha nos conhecer. Um abaraço, Priscila

Deixe seu comentário

Campos com * são de preenchimento obrigatório.