Santo Blog

Novidades, dicas e avisos.

O Método Pilates

O Método Pilates

Muito tem se falado sobre a prática do Pilates. Modelos, atrizes, cantoras, todas elas atribuem as transformações de seus corpos ao Pilates. Mas o que é Pilates? E de fato, ele transforma o corpo?

O método foi criado por Joseph Pilates, que Nasceu na Alemanha (cidade de Dusseeldorf), em 1880. Foi uma criança frágil, de aspecto doentio, sofreu de raquitismo, asma e febre reumática. Determinado a superar sua fragilidade, trabalhou com condicionamento físico, ginástica e musculação, chegando a pousar para modelos anatômicos. Estudou métodos orientais como Yoga e meditação, tornou-se um respeitado esportista, era ainda ginasta, esquiador e artista de circo.

Durante a primeira Guerra Mundial ensinou seus colegas de confinamento a técnica que estava desenvolvendo. Pilates trabalhou como enfermeiro, e conta a história que nessa função experimentou usar molas ligadas as camas hospitalares, para os pacientes começarem a tonificar seus músculos, antes mesmo de poderem levantar. Após a guerra voltou para a Alemanha e começou a trabalhar com os pioneiros das técnicas de movimento e também como treinador da força policial.

Pilates é um método, uma filosofia, para desenvolver o corpo e a mente com o objetivo de integrá-los. O maior objetivo do método é ensinar as pessoas a terem uma boa consciência corporal, e dessa maneira usá-la de forma correta nas AVDS ( Atividades da Vida Diária).

Baseado no conceito de que a mente é capaz de construir o corpo, o método utiliza de alguns princípios para executar os movimentos, como na respiração,  organizando o tronco, no o alongamento axial; controlando o centro e dirigindo os movimentos, organizando a cintura escapular e pélvica, desenvolvendo assim uma coluna móvel, deixando os membros superiores e inferiores com movimentos independentes e por fim, integrando todos os movimentos do próprio corpo.

O método pode ser praticado por qualquer idade. O objetivo do trabalho é ganhar mobilidade articular, flexibilidade e fortalecimento muscular, usando o controle de centro (músculo do abdômen, glúteos e paravertebrais). Cada pessoa vai executar um programa de exercícios planejados individualmente e adequados para seu próprio corpo.

Muitas vezes a prática de atividade física cria um desequilíbrio muscular porque, alongam alguns músculos e não trabalham outros, deixando-os encurtados. Pilates pode estabilizar essas deficiências e alterar a forma do seu corpo dentro dos seus limites anatômicos.

É um método de grande variedade de exercícios e poucas repetições e é  considerado uma atividade funcional, porque trabalha a articulação de 20% a 80% no movimento, não provocando lesões articulares.

Pilates morreu aos 86 anos em plena forma física e atividade, em decorrência da inalação de fumaça de um incêndio ocorrido em sua academia. 

Na próxima semana falaremos sobre a definição física que as mulheres podem ganhar com a prática do Pilates.

Até breve,

Santo Corpo por Priscila Guimarães

Deixe seu comentário

Campos com * são de preenchimento obrigatório.