Santo Blog

Novidades, dicas e avisos.

A importância da harmonia do nosso corpo

A importância da harmonia do corpo. Por que praticar atividades físicas?

“Gozai a vossa bela saúde; só é jovem quem passa bem.”  Voltaire

Inicialmente buscamos saúde e qualidade de  vida. Sonhamos em envelhecer bem, dispostos, independentes e ativos.

As pesquisam relatam que atualmente o modo de vida que levamos gasta muito menos calorias que a 100 anos atrás. Toda a tecnologia desenvolvida para facilitar nossa vida, trouxe um grande problema: o sedentarismo.

Quando praticamos atividades físicas os benefícios se dão na ordem física, mental e social. Em nosso corpo físico além do aumento de tônus muscular, flexibilidade,  fortalecimento ósseo e das articulações, a prática reduz o peso e gordura corporal, o que traz a diminuição do Colesterol total ( chamado colesterol ruim) e aumento do HDL ( chamado colesterol bom), diminuição do diabetes, aumento da circulação sanguínea, dentre outros resultados decorrentes.

Sua prática também traz a melhora em nossa auto-estima, não só porque nossa disposição melhora, mas porque os exercícios provocam a regulação das substâncias produzidas em nosso sistema nervoso, auxiliando de forma significativa no tratamento do estresse, ansiedade e depressão.

E por estarmos em contato com um maior número de pessoas com o mesmo objetivo, o convívio social se desenvolve, trazendo mais otimismo, vontade e bem estar.

Não há idade para que comecemos a praticar atividade física ou sua continuidade. O que é importante é conhecer as modalidades e consultar um médico para que ele ajude na escolha dos exercícios, para que assim, o profissional da área de saúde possa trazer mais resultados, trabalhando justamente a partir de nossas limitações. Conhecer nossos limites é o início da busca de uma vida mais saudável.

Não desistir. Pesquisas mostram que pessoas adultas que iniciam atividades físicas pela primeira vez, necessitam  de um período mínimo de  três meses para sentir os resultados citados. Por isso é importante ter persistência, espantar a preguiça, planejar e traçar objetivos.

Além disso, para alcançarmos também uma boa saúde é necessário rever nossos hábitos alimentares. Por vezes um nutricionista nos dá esse caminho, pois conhecendo nossos objetivos, adequará nossa dieta em busca de melhores resultados nos exercícios, facilitando nosso desejo de bem estar, qualidade de vida e saúde.

Aqui, começa um espaço dedicado à saúde. Na próxima semana falaremos sobre o Método Pilates.

Até breve,

Santo Corpo por Priscila Guimarães

Deixe seu comentário

Campos com * são de preenchimento obrigatório.