Santo Blog

Novidades, dicas e avisos.

Pilates X Osteoporose

Pilates X Osteoporose  

A osteoporose é uma doença que ataca diretamente os ossos do corpo. As causas para para seu surgimento são desconhecidas.

Mas, é certo que atinge um maior número de mulheres do que de homens. Por isso,  alguns estudos indicam que a queda na produção do estrógeno, hormônio feminino, possa ser uma das causas do surgimento da osteoporose.

Tida como uma doença silenciosa, enfraquece os ossos, deixando-os porosos, fracos e finos e mais sujeitos às fraturas espontâneas.

A osteopenia é um estágio que antecede  a osteoporose e por não haver cura, a prevenção é a única forma de cuidar dessa doença. E estão, diretamente, ligadas ao envelhecimento.

Importante exames esporádicos indicados pelos médicos para acompanhar a existência de osteopenia e osteoporose para retardar e minimizar os efeitos causados por essas.

Consultar um médico nutrólogo ou um nutricionista poderá auxiliar nesse combate, haja vista que a dieta será rica em cálcio para que o corpo assimile melhor as substâncias ausentes no organismo.

Exercícios físicos são mais que necessários.

E o Pilates é um dos exercícios mais indicados para essa patologia. Porque, além de ser um exercício de baixo impacto, o trabalho muscular realizado é global e não segmentado, trabalhando o corpo como um todo, auxiliando o corpo inteiro de forma plena.

As articulações também são trabalhadas e com isso, o equilíbrio melhora evitando possíveis quedas.

A coordenação motora é restabelecida e ampliada, tornando a consciência corporal mais eficaz haja vista o fortalecimento do core, ou seja parte abdominal.

Mais um dos benefícios do Pilates. Não importa a idade, o momento de começar. O importante é fazê-lo.

Deixe seu comentário

Campos com * são de preenchimento obrigatório.