Santo Blog

Novidades, dicas e avisos.

Respiração e Pilates

O papel da Respiração durante a prática do Pilates

A Respiração é um dos princípios do método criado por Joseph Pilates, o mais importante na minha opinião, não só durante as aulas mas também no nosso dia a dia.

A função respiratória pode ser alterada por diversos fatores, tais como ;  medo, ansiedade, dor, atividade física, padrão postural e até mesmo por vestimentas apertadas. Quem nunca viu a respiração do ansioso,  curta e rápida, ombros encolhidos e queixo no pescoço? Ou antigamente, quando as mulheres usavam espartilhos apertados e mal conseguiam respirar?

Além de oxigenar nossas células a respiração tem como função proteger e estabilizar a coluna vertebral, diminuindo assim os riscos de lesões. Auxilia a manter o ritmo e a concentração durante a execução dos movimentos e induz a um estado de bem estar e relaxamento. Por isso que nós professoras insistimos tanto para que nossos queridos alunos respirem!

Então vamos aprender a respirar corretamente.

A inspiração deve ser profunda e tridimensional, deve movimentar a caixa torácica em todas as direções.

A expiração deve ser forçada, levando os ombros para baixo (para evitar dores nos ombros no dia seguinte), o abdômen deve ser contraído ativando assim  o músculo transverso do abdômen que protege a coluna de lesões.

Então não é a toa que inspiramos para preparar e expiramos quando fazemos movimentos que exijam força ou relaxamento.

Podemos levar essa respiração para o nosso dia a dia, quando vamos pegar uma mala pesada, segurar as crianças no colo, praticar corrida, exercícios físicos.

Dessa forma,  nossa coluna agradece.

Por Carolina Zampini, Fisioterapeuta e Instrutora de Pilates na Santo Corpo


Deixe seu comentário

Campos com * são de preenchimento obrigatório.