Santo Blog

Novidades, dicas e avisos.

Flexibilidade e Pilates

Seja flexível

O Método Pilates beneficia muitas habilidades físicas, dentre elas a flexibilidade que é definida como a maior amplitude de movimento encontrada dentro de uma articulação, ou conjunto de articulações sem provocar lesões¹.

As variações de níveis de flexibilidade podem estar relacionadas à genética, idade, sexo, sedentarismo, dentre outros fatores.

E qual a importância da flexibilidade? Funcionalidade!

Estudos associam a redução da flexibilidade e o avanço da idade ², limitando a capacidade funcional e dificultando a prática de atividades diárias desde pentear os cabelos até entrar e sair de veículos, por exemplo.

Porém a ausência de flexibilidade afeta não só os idosos, os desequilíbrios musculares entre fortalecimento e falta de flexibilidade afetam diretamente a postura, independentemente da idade, e podem estar associados à outras patologias, como compressões discais, desvios de coluna e a lombalgia (dor na lombar)³, entre outros .

A flexibilidade tem papel importante durante toda a vida, e por se tratar de uma habilidade treinável, quanto mais se pratica melhor o desempenho3.

O Pilates promove ganho significativo de flexibilidade, podendo ser utilizado também no tratamento de lombalgias, correção postural, ganho de resistência muscular, sendo indicado para todas as idades, pois apresenta poucas contraindicações e permite a progressão de acordo com a necessidade de cada indivíduo4,5.

Outros benefícios do Pilates além do ganho da flexibilidade são as reduções de tensões musculares, melhora da concentração, coordenação, consciência corporal e qualidade de vida.

Por Vanessa Lopes, Fisioterapeuta e Instrutora de Pilates na Santo Corpo


Referência bibliográfica

  1. 1. DANTAS, E H. M. Flexibilidade, alongamento e flexionamento. 4ª ed. Rio de Janeiro: Shape, 1998;
  2. 2. FRONTERA, W.R.; BIGARD, X. The benefits of strength training in the elderlyScience and Sports, v.17, i 3, p. 109-116, May 2002;
  3. 3. GUEDES, D.P. e GUEDES, J.E.R.P.: Atividade física, aptidão física e saúde, Revista Brasileira de Atividade Física e saúde, vol.1(1), 1995;
  4. 4. Silva, A. C. L. G.;Mannrich, G. Pilates na reabilitação: uma revisão sistemática. Fisioterapia e Movimento. 22(3):449-455, jul-set 2009;
  5. 5. Barra, B. S.; Araújo, W. B.O efeito do método Pilates no ganho de flexibilidade.2007

Deixe seu comentário

Campos com * são de preenchimento obrigatório.