Santo Blog

Novidades, dicas e avisos.

ATROSE X ARTRITE

ATROSE X ARTRITE

A artrite caracteriza-se pela inflamação das articulações e tecido conjuntivo. As articulações tornam-se inflamadas, alargadas e inchadas. A cartilagem perde a sua elasticidade, tornando-se seca e quebradiça, e os músculos e ligamentos que rodeiam a articulação podem ficar igualmente inflamados, com perda de tonicidade e flexibilidade.

As articulações mais afetadas são as do punho, dedos e tornozelos, mas com a evolução da doença, todas as articulações do corpo podem ser atingidas. Usualmente, o comprometimento das articulações é simétrico, ou seja, ocorre de ambos os lados do corpo. Uma característica da artrite reumatóide é a rigidez matinal. Após uma noite de sono, amanhecem com importante dificuldade para movimentar as articulações, que pode persistir por mais de 1 hora. Nos casos mais graves a rigidez matinal só apresenta um alívio parcial com o passar do dia, permanecendo dor e limitação de movimentos. Enquanto a inflamação se limita à membrana articular, a articulação aparece inchada e avermelhada.

A artrose (também conhecida como: osteoartrose ou osteoartrite) é a doença relacionada com a lesão degenerativa (desgaste) da cartilagem articular, que  pode causar dor articular e rigidez. A articulação é a parte do corpo que liga dois ossos e permite a realização de movimentos. As superfícies dos dois ossos que se aproximam são revestidas pela cartilagem articular, cuja função é evitar o atrito de um osso contra o outro e amortecer o impacto produzido pelo movimento ou pelo esforço, facilitando o deslizamento das extremidades ósseas.

As articulações mais acometidas são em geral as que suportam mais força (quadris, joelhos e pés) ou as que sofrem maior desgaste (coluna vertebral- em particular a coluna cervical e a lombar), e também as articulações interfalangianas distais (as das pontas dos dedos).

Na coluna vertebral, atinge o pescoço e a região lombar. A artrose cervical é comum em mulheres na menopausa, produz dor de cabeça, rigidez de nuca, formigamento nos braços, etc. A artrose lombar gera dor ao agachar-se e levantar-se e produz dor ciática. A artrose dos joelhos também é freqüente em mulheres na menopausa e quase sempre em obesas. A dor manifesta-se ao começar a usar a articulação

A artrose seria um dos tipos de artrite, ou uma osteoartrose/osteoartrite em um estado mais avançado, onde já há uma degeneração/desgaste da cartilagem.

Para esclarecer melhor: o sufixo ite significa inflamação e o ose significa degeneração. Ambas doenças reumáticas.

Basicamente, a diferença entre osteoartrite, nome correto da artrose e artrite reumatóide é que a primeira acomete pessoas de idade mais avançada enquanto a segunda pode ocorrer em todas as idades e sua incidência é maior no sexo feminino.

Tornar o exercício adequado parte de sua rotina diária ajuda a manter seus ossos e músculos fortes e a deixá-lo flexível, dando-lhe as ferramentas físicas necessárias para permanecer no controle.

O movimento correto das articulações durante um programa de exercícios, cuidadosamente planejado, ajuda a prevenir a perda de cálcio dos ossos, que pode deixá-los sensíveis e frágeis. Também ajuda a prevenir a perda do tônus muscular, que pode deixar você debilitado e suscetível a lesões. Além disso, ajuda a fortalecer a cartilagem, o tecido elástico resistente que cobre as extremidades dos ossos.

Deixe seu comentário

Campos com * são de preenchimento obrigatório.